Bem vindo a nosso forum. Se você tem compromisso e diciplina nos o queremos no nosso grupo. O objetivo é ajuda mútua com resolução de exercícios.

O crescimento do grupo depende de você, participe, poste dúvidas, responda e comente os simulados, este é um dos principais meios de fixação da matéria. Sinta-se em casa.

Leia as regras do Fórum!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo a nosso forum. Se você tem compromisso e diciplina nos o queremos no nosso grupo. O objetivo é ajuda mútua com resolução de exercícios.

O crescimento do grupo depende de você, participe, poste dúvidas, responda e comente os simulados, este é um dos principais meios de fixação da matéria. Sinta-se em casa.

Leia as regras do Fórum!!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contabilidade

+2
thiago vilela
AuditorBr
6 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qui Dez 23, 2010 5:59 pm

Nunes, como tu chegou a um valor de 6.000,00? No caso da resolução da questão eu considero o mês todo pq ele não expressou o dia da venda. Imaginem q na questão houvesse dito que a compra foi dia 01 mar. 2009 e a venda em 02 setembro, nesse caso o último mês não entraria. Quanto a depreciacao diaria eu so aprendi a faze-la quando da aquisicao de um bem usado e ja tem depreciado pois aí tem de utilizar aquelas duas regras: metade do tempo de vida util, ou a soma de todos os meses, dos dois o maior. Auditor, nao sei onde há normatizado, mas vou perguntar a um prof. Meu e ve se ele sabe.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qui Dez 23, 2010 6:13 pm

O Rodrigo matou a charada na primeira. Pra ti depreciar outubro ele tinha de fechar um trimestre (o que não foi feito já que era o primeiro mês de um trimestre). Pra ti depreciar outubro a compra teria de ter sido realizada em fevereiro. Pois ai no primeiro ano teriamos 9 trimestres e 2 meses e no último ano com venda em outubro teriamos 9 trimestres e 1 mes. Somando o 2 que ta sobrando com o 1, teria fechado um trimestre todo.


Última edição por Chacal em Qui Dez 23, 2010 8:27 pm, editado 1 vez(es)
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por rodrigo m Qui Dez 23, 2010 7:12 pm

(AFC-STN-2005) - Em 20 de outubro de 2004, a empresa Milícias S/A mandou contabilizar a baixa por venda de uma máquina de uso, auferindo um lucro da ordem de 20% sobre o preço obtido na alienação. Referida máquina fora comprada por R$150.000,00, em primeiro de abril de 1998, e seu valor tem sido atualizado, trimestralmente, por depreciação feita com base em vida útil estimada de 10 anos e saldo residual de 20% do custo.
A operação, devidamente contabilizada vai-nos mostrar que o preço de venda obtido na alienação foi de:
a) R$ 52.500,00
b) R$ 63.000,00
c) R$ 65.625,00
d) R$ 86.400,00
e) R$ 90.000,00

Questao deichou claro a forma de depreciaçao: TRIMESTRALMENTE
rodrigo m
rodrigo m
Graduado
Graduado

Mensagens : 91
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : MS

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qui Dez 23, 2010 9:02 pm

Mandei um e-mail ao meu Prof. pondo uma situação hipotética parecida com o exercício. Abaixo a resposta:

"Boa tarde Edson.

De acordo com o § 2, Art. 309 do Dec. 3.000/99 - RIR ..

*"A depreciação poderá ser apropriada em quotas mensais, dispensando o ajuste de taxa para os bens postos em funcionamento ou baixados no curso do mês."*

Diante do exposto você poderá depreciar integralmente no mês da venda."
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por AuditorBr Qui Dez 23, 2010 11:09 pm

Chacal escreveu:Mandei um e-mail ao meu Prof. pondo uma situação hipotética parecida com o exercício. Abaixo a resposta:

"Boa tarde Edson.

De acordo com o § 2, Art. 309 do Dec. 3.000/99 - RIR ..

*"A depreciação poderá ser apropriada em quotas mensais, dispensando o ajuste de taxa para os bens postos em funcionamento ou baixados no curso do mês."*

Diante do exposto você poderá depreciar integralmente no mês da venda."


AuditorBr escreveu:QUER DIZER QUEM MESMO SENDO TRIMESTRALMENTE PODERIA TER DEPRECIADO O ULTIMO MÊS?
AuditorBr
AuditorBr
Admin
Admin

Mensagens : 111
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : São Paulo

https://auditorfiscal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por rodrigo m Qui Dez 23, 2010 11:27 pm

AuditorBr escreveu:
Chacal escreveu:Mandei um e-mail ao meu Prof. pondo uma situação hipotética parecida com o exercício. Abaixo a resposta:

"Boa tarde Edson.

De acordo com o § 2, Art. 309 do Dec. 3.000/99 - RIR ..

*"A depreciação poderá ser apropriada em quotas mensais, dispensando o ajuste de taxa para os bens postos em funcionamento ou baixados no curso do mês."*

Diante do exposto você poderá depreciar integralmente no mês da venda."


AuditorBr escreveu:QUER DIZER QUEM MESMO SENDO TRIMESTRALMENTE PODERIA TER DEPRECIADO O ULTIMO MÊS?

auditorbr as questoes em se tratando de depreciaçao o tempo nelas para depreciaçao sao diferente:
(AFC-STN-2005) esta expressa que a depreciaçao sera feita trimestralmente, por esse comando é nescessario que fique de fora o ultimo mes,

A outra questao: (TRF) , é dedutivel que sera de mes a mes, tambem nao fala o dia exato do mes, devo contar o mes cheio , por isso faz parte da depreciaçao o ultimo mes,



obs: as questoes que vao deicha claro qual o prazo de depreciaçao
rodrigo m
rodrigo m
Graduado
Graduado

Mensagens : 91
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : MS

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qui Dez 23, 2010 11:53 pm

Isso mesmo rodrigo. Eu não teria explicado melhor. Rs.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qui Dez 23, 2010 11:57 pm

O fundamento que o Prof. Me passou aí em cima é da segunda questão Auditor, da dúvida em relação aos 15 dias. A minha pergunta tinha sido o fundamento pra depreciar 15 dias como um mês e daí ele pôs a resposta com base no Rir 99.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 4 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos