Bem vindo a nosso forum. Se você tem compromisso e diciplina nos o queremos no nosso grupo. O objetivo é ajuda mútua com resolução de exercícios.

O crescimento do grupo depende de você, participe, poste dúvidas, responda e comente os simulados, este é um dos principais meios de fixação da matéria. Sinta-se em casa.

Leia as regras do Fórum!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo a nosso forum. Se você tem compromisso e diciplina nos o queremos no nosso grupo. O objetivo é ajuda mútua com resolução de exercícios.

O crescimento do grupo depende de você, participe, poste dúvidas, responda e comente os simulados, este é um dos principais meios de fixação da matéria. Sinta-se em casa.

Leia as regras do Fórum!!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contabilidade

+2
thiago vilela
AuditorBr
6 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qua Dez 01, 2010 12:49 pm

Esse é meu receio. Pegar um livro basicao. Pq preciso de um livro que seja pesado pra solidificar minha base em virtude das mudancas da 11.638 e 11.941 e tbm pq vou fazer o exame do Crc; como meu irmao tem alguns livros da ferreira e os q vi eram tipo resumoes d outras obras. Fikei com medo de dar 100 e pouco num livro q nao me ajudasse. Dai eis a pergunta: missagia ou ferrari? O de avancada vou comprar do missagia, mas o de geral tem essa duvida.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por AuditorBr Qua Dez 01, 2010 3:16 pm

A 6ª é exatamente isso:

A variação da situação líquida no mês de fevereiro fez com que ela se tornasse, em relação ao ativo não circulante, de:


Só achei o enunciado meio dúbio, mas a questaão em si não é mt difícil
AuditorBr
AuditorBr
Admin
Admin

Mensagens : 111
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : São Paulo

https://auditorfiscal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por AuditorBr Qua Dez 01, 2010 3:18 pm

Eu não conheço o missagia, mas em termos de geral acho que o ELF é quase unanimidade.
AuditorBr
AuditorBr
Admin
Admin

Mensagens : 111
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : São Paulo

https://auditorfiscal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qua Dez 01, 2010 6:07 pm

Posta as alternativa Auditorbr. Ta meio estranho mesmo o enunciado. Talvez com as opcoes de pra clarear.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Sex Dez 03, 2010 6:31 pm

Caros colegas,

Estou formando em contabilidade no final do ano que vem, e pretendo, a partir de agora, focar meus estudos na área fiscal a fim de fazer o concurso pra AFRFB.

Vou tentar dar um pitaco na questão do auditorbr que o chacal tb já deu algumas explicações.

Sobre a provisão para devedores duvidosos (PDD) ou provisão para credito de devedores duvidosos (PCDD) ou ainda provisão para credito de liquidação duvidoss (PCLD)

É uma provisão para possíveis perdas com vendas a prazo que o cliente pode não quitar. É uma conta credora, redutora da conta clientes. Tem o mesmo comportamento da conta Depreciação Acumulada.

Normalmente utiliza-se uma estatística dos anos anteriores para o cálculo. Atualmente, a legislação do Imposto de Renda não aceita esta provisão como dedutível, somente aceita quando o valor se torna incobrável. Para se tornar incobrável, o valor deve cumprir alguns requisitos que passam por: prazo de atraso e valor da duplicata.

Quando da criação da provisão, temos:
O cliente deve a empresa, então a conta clientes tem saldo devedor. Mas temos uma previsão de que uma parte da dívida do cliente não será paga. Em cumprimento ao princípio da competência, temos que reconhecer, no resultado do exercício a que se refere aquela venda, que esta parte não será recebida. Então, criaremos a PDD. O lançamento é:

D: Despesas com PDD (conta de resultado)
C: PDD (conta patrimonial)

No Balanço Patrimonial fica então a conta clientes com o saldo original, deduzida do valor da PDD.

Ao final do período, pode acontecer uma das 4 situações a seguir apresentadas.

1 – Tivemos uma perda menor que o esperado:

Nessa situação, devemos reconhecer os valores perdidos com incobráveis e o saldo da PDD deve ser lançado para uma conta de resultado com reversão de PDD, que é uma receita operacional. Os lançamentos são:
Reconhecer os incobráveis:
D: PDD
C: Clientes

Reversão do saldo
D: PDD
C: Reversão de PDD

2 – Tivemos uma perda maior que o esperado:

Nessa situação, devemos reconhecer esta perda maior como perdas com incobráveis, após reconhecer os valores da PDD também como incobráveis. Neste lançamento, como o valor já vai ser realmente considerado incobrável, devemos retirar da conta clientes, pois não tem, teoricamente, chance de recebimento. Os lançamentos são:
Reconhecer a PDD como incobrável:
D: PDD
C: Clientes

Lançar os outros incobrábeis, além da previsão da PDD:
D: Perdas com incobráveis
C: Clientes

3 – Não tivemos nenhuma perda, todos os clientes pagaram as suas dívidas:

Devemos reverter a PDD. O lançamento contábil é:

D: PDD
C: Reversão de PDD

4 – A PDD é exatamente o valor dado com incobrável: O lançamento é:

D: PDD
C: Clientes


Ao final do exercício social da empresa, o que normalmente acontece é ela fazer nova PDD, pois continua com novas dívidas de clientes. Podemos fazer esta nova constituição de PDD de duas formas:

1 – Só completar ou diminuir o saldo da PDD existente. Nesse caso devemos fazer os seguintes lançamentos:
Para aumentar a PDD:
D: Despesas com PDD (conta de resultado)
C: PDD

Para diminuir o saldo de PDD:
D: PDD
C: Reversão de PDD (conta de resultado)

2 – Outra possibilidade seria zerar a conta PDD, e fazer nova constituição de PDD. Para zerar, faríamos os ajustes explicados nas 4 situações anteriores, e para a constituição o lançamento é normal, como mostrado no início.

EXERCÍCIO DO AUDITORBR

Como no caso houve uma diminuição do saldo da conta PDD, houve um débito da conta PDD, então podemos concluir que houve um reconhecimento de algum valor não pago de cliente, ou então houve uma reversão, algum recebimento que estava sendo esperado como PDD e que fora recebido. No caso a resposta é de que houve um débito na conta PDD reconhecendo um valor de cliente como incobrável.

Galera, sou estudante e estou aprendendo tudo isto agora. Começando nesta discussão do forum, espero poder contribuir com afirmações corretas. Desculpe se lançar alguma errada, mas acho que será proveitoso porque os questionamentos serão trabalhados por todos e todos aprenderão ainda mais.

Vamos juntos rumo à AFRFB!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Sex Dez 03, 2010 6:32 pm

Desculpe se a postagem ficou grande, acho que me empolguei, rs!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por AuditorBr Sex Dez 03, 2010 7:42 pm

Alerta!!!
Posts sendo apagados


Pessoal, ontem postei as questões solicitadas pelo colega e hoje vi que não estavam mais. Uma usuária me reclamou que seu post foi apagado, vou entrar em contato com o suporte do fórum pra ver o que pode ser feito.
AuditorBr
AuditorBr
Admin
Admin

Mensagens : 111
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : São Paulo

https://auditorfiscal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Sáb Dez 04, 2010 2:45 am

Nunes, faz Contabeis onde? Também sou estudante e também me formo ano q vem (pretendo. Rs) Tu ta pretendendo fazer o exame? Hj imprimi o edital.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Dom Dez 05, 2010 12:24 pm

Chacal,

Estudo na UFMA. Não estava pensando em fazer o exame não, mas até que você me deu uma boa idéia. Vou dar uma lida no edital. Será que se passar vou precisar fazer outro quando me formar ou já vai valer?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Dom Dez 05, 2010 3:59 pm

Eu sou da Ufam. Cara, la no Edital diz q tu tem até 2 anos pra requerer o registro. O problema é que é exigido q tu na data da prova já esteja formado. Eu ia tentar nesse por causa desse lance de solicitar o registro em até 2 anos, mas depois q li, essa outra parte, vi q nao era bom arriscar. Até pq tem 2 matérias q ainda nao vi nada (pericia e controladoria). Mas como tem 2 por ano, quem sabe da pra arriscar no 2 Semestre de 2011. Quero ter o registro pq vai sair uns concursos bom para contador aqui ano q vem (tj am e ale am), so q em concurso pra contador tem de ter o registro, em ambos o trabalho é de 6 hrs, dai passando vou ter tempo e estabilidade financeira pra estudar so pra Receita. Fora q estudando pro exame da pra aproveitar matérias q vemos no curso (auditoria, contabilidade geral, direito tributario, direito comercial, mat. Financeira e estatistica) para a receita.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Andnog1 Qui Dez 09, 2010 2:14 am

Oie, Me ferrei então comprando o livro do Ferreira?

Andnog1
Graduado
Graduado

Mensagens : 84
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Qui Dez 09, 2010 6:47 pm

Andrea, eu sou suspeito pra comentar, já que não tenho o livro, mas o meu irmão tem alguns livros da editora ferreira (orçamento público, português, direito eleitoral, matemática básica)


O de orçamento por exemplo, era um resumão do Livro de Contabilidade Pública do Professor Lino Martins e o de Matemática também nem se fala...

Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por AuditorBr Qui Dez 09, 2010 8:28 pm

Andnog1 escreveu:Oie, Me ferrei então comprando o livro do Ferreira?




Parece que saiu uma ultima edição. O problema parecia ser com a anterior, se ele tiver corrigido os vários erros talvez não. Mas este livro já foi muito recomendado. Como disse o problema foi a ultima edição.
AuditorBr
AuditorBr
Admin
Admin

Mensagens : 111
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : São Paulo

https://auditorfiscal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Andnog1 Qui Dez 09, 2010 9:54 pm

AuditorBr escreveu:
Andnog1 escreveu:Oie, Me ferrei então comprando o livro do Ferreira?




Parece que saiu uma ultima edição. O problema parecia ser com a anterior, se ele tiver corrigido os vários erros talvez não. Mas este livro já foi muito recomendado. Como disse o problema foi a ultima edição.

A minha edição é a 7a - 2009.

Vc sabe se é esta que tem problemas?

Andnog1
Graduado
Graduado

Mensagens : 84
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Allmeida Sex Dez 10, 2010 1:45 pm

Este livro não está desatualizado?

Pelo que sei a contabilidade sofreu profundas modificações desde essa edição
Allmeida
Allmeida
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Seg Dez 13, 2010 2:02 pm

Fernanda Fiscal escreveu:Dúvida em relação ao Edital.

Pessoal, eu estou em dúvida quanto ao conteúdo de contabilidade. Estudo sozinha e às vezes penso que não entendo nem mesmo os assuntos do edital... Eu participo de outro fórum em que estavam buscando bibliografia de contabilidade pública e de custos, mas analisei o edital de 2009 e não encontrei esses assuntos.

Isso é cobrado realmente?

abraços

Sugiro que você estude pelo último edital e acrescente contabilidade de custo. Procure um livro de contabilidade para concurso que contenha as normas do CPC(Comitê de Pronunciamentos Contábeis), pois em 2007 e 2008 foram aprovadas no Congresso Nacional as Leis 11.638/07 e 11.941/09, que trouxeram algumas mudanças nas normas contábeis.



Abr,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Seg Dez 13, 2010 2:17 pm

Pessoal vocês devem comprar livros que estejam atualizados com a Lei 11.941/09 e as normas do CPC, pois as bancas que aplicam provas da área fiscal estão cobrando as estas normas.

Não adianta comprar o livro "atualizado com a Lei 11.941/09" pois neste livro não contenhe as normas do CPC.

"Se liguem para não gastar dinheiro com livro que não atende a sua necessidade"

Forte abraço,
Rocha

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Andnog1 Seg Dez 13, 2010 2:40 pm

miltonrocha escreveu:Pessoal vocês devem comprar livros que estejam atualizados com a Lei 11.941/09 e as normas do CPC, pois as bancas que aplicam provas da área fiscal estão cobrando as estas normas.

Não adianta comprar o livro "atualizado com a Lei 11.941/09" pois neste livro não contenhe as normas do CPC.

"Se liguem para não gastar dinheiro com livro que não atende a sua necessidade"

Forte abraço,
Rocha

Qual vc sugere?

Andnog1
Graduado
Graduado

Mensagens : 84
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Seg Dez 13, 2010 2:48 pm

Estudo por Moraes do ponto do concurso e Ed Luiz Ferrari, no entanto a minha principal ferramenta é O "Manual de Contabilidade Empresarial" da FIPECAFI, totalmente atualizado e com as principais normas do CPC.

É a bíblia dos contadores.

O livro é pra consulta, não para estudar por ele, serve para embasamento dos livros para concursos.

Utilizo para fortalecer os conceitos da ciência contábil.

Abr,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Seg Dez 13, 2010 4:42 pm

O manual que tu te refere é aquele feito pelo grupo de Prof. Da Usp?! O preço tá bem salgado.

Outra coisa, não acredito na Receita cobrar custos em um próximo concurso, haja vista que o histórico das provas Aftn/Afrf não cobram Contabilidade no âmbito da Indústria, só do Comércio.
Agora, quem for visar a fiscos estaduais, é uma boa estudar Custos, fora que há conceitos de Custos que quando se vai estudar Análise, se vê de novo (ponto de equilíbrio, alavancagem operacional, margem de contribuição ..)
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Seg Dez 13, 2010 8:13 pm

O livro é esse mesmo, é caro mais o conteúdo é de primeira.

Em relação a contabilidade de custo se vai ser cobrado ou não nos próximos certames da Receita, é bom estudar, pois a RECEITA FEDERAL, fiscaliza indústria também, e um dos principais problemas que envolve as industrias brasileiras na sonegação fiscal são os custos das produtos vendidos, já que os mesmos diminui o lucro tributário.

"O assunto é pequeno é melhor evitar surpresas"




BLZ,
Rocha


O assunto é pequeno, então acho melhor estudar para não

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Seg Dez 13, 2010 8:34 pm

Análise de balanço estuda os índices de líquidez, endividamento, alavancagem,rentabilidade, EBTIDA, etc,

Custeio por departamentalização, custo-padrão, Custeio por atividades, conceitos de custos diretos e indiretos, esses conceitos somente estudando contabilidade de custo.


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Ter Dez 14, 2010 12:32 am

Realmente esse assunto aí que tu mencionou e tantos outros(cpa, cpp, cpv, rkw, abc) são pequenos. Agora alavancagem só em análise?! Não é mesmo. Esse assunto é de Contabilidade Gerencial e de custos também.
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Ter Dez 14, 2010 12:36 am

É isso mesmo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Andnog1 Ter Dez 14, 2010 1:41 pm

Noossaaa! Isso para mim é Grego!

Andnog1
Graduado
Graduado

Mensagens : 84
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Ter Dez 14, 2010 1:58 pm

Rsss. Essa foi boaAndnog!!


Andnog1 escreveu:Noossaaa! Isso para mim é Grego!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Convidad Ter Dez 14, 2010 2:31 pm

Mais com o tempo você vai aprender, também sofri e ainda sofro para assimilar esse monte de informação.



Rocha

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Andnog1 Ter Dez 14, 2010 5:12 pm

miltonrocha escreveu:Mais com o tempo você vai aprender, também sofri e ainda sofro para assimilar esse monte de informação.



Rocha

Amém! Tô contando com isso!

Andnog1
Graduado
Graduado

Mensagens : 84
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por rodrigo m Sáb Dez 18, 2010 4:43 am

(ESAF/AFRF 2003) A máquina ALFA foi
comprada por R$ 130.000,00 em 01/10/2001 e a
máquina BETA foi comprada pelo mesmo preço,
em 01/04/2002. Ambas as máquinas têm
durabilidade igual: deverão ser usadas durante
dez anos.
O desgaste físico desses bens deverá ter
contabilização anual. Assim sendo, na
Demonstração de Resultado do Exercício de
2002, elaborada em 31.12.02, constarão
Encargos de Depreciação no valor de
a) R$ 3.250,00, referente à máquina BETA.
b) R$ 9.750,00, referente à máquina ALFA.
c) R$ 13.000,00, referente à máquina BETA.
d) R$ 16.250,00, referente à máquina ALFA.
e) R$ 22.750,00, referente a ambas as máquinas

GABARITO : E

Alguem poderia dar uma explicaçao razoavel porque foi depreciado o ano de 2002?
Sera que é por ausa que esta assim:

.. na Demonstração de Resultado do Exercício de
2002, elaborada em 31.12.02, constarão?

Essa derruba a gente mesmo hein....
eu achava que era referente a 2001 e 2002 juntos
rodrigo m
rodrigo m
Graduado
Graduado

Mensagens : 91
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 47
Localização : MS

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Chacal Sáb Dez 18, 2010 7:38 am

É justamente por isso. A dre tal como o balanço é uma demonstração realizada anualmente, diga-se de passagem que na nossa legislação comercial o Ano Contábil coincide com o Civil. Nesse caso, a questão pede o valor da depreciação em x2. Então vamos lá: a primeira maquina foi comprada em X1 por 130.000 , como ela foi comprada em x1, ja incidiu depreciacao na razao 3/12 avos que foi para o resultado em X1. No novo ano (x2) a depreciacao da primeira maquina comeca do zero. Dessa vez sera do ano todo. Entao sera 10 % x 130.000,00 = 13.000,00

mas aí vem a segunda maquina q foi comprada em abril de x2. Inicialmente acho a tx mensal de depreciacao : 10/12 = 0,8333. Agoro mutiplico pelo numero de meses da compra até dezembro = 9 meses. 9 * 0,833 = 7,5 % . 7,5 % * 130.000 = 9.750.
13.000 + 9.750
= 22.750
Chacal
Chacal
Graduado
Graduado

Mensagens : 82
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 36
Localização : mao

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Página 2 Empty Re: Contabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos